publicidade
Conteúdo Patrocinado

Setor de construção civil fecha 2024 em alta e já apresenta tendências para este ano

Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia aponta avanço tecnológico e sustentabilidade como principais apostas para 2025

publicidade

O Brasil pode fechar o ano acima das expectativas no setor da construção civil. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o crescimento do ano de 2024 pode chegar a 3,5%, um grande aumento se comparado à previsão feita no início do ano de apenas 1,3%. Por conta desse cenário, começa-se a especular quais as tendências da área para 2025.

Para Fernanda Braga, gerente administrativa da APAT — Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia, existem dois caminhos para seguir: maior uso de tecnologia e materiais sustentáveis.

“Não são temas novos que serão apresentados para as pessoas, mas serão as evoluções de ferramentas e atividades que começamos a praticar e que tomarão o protagonismo”,

afirma.

Conforme o World Green Building Council, até 2025, 60% das construções recém-construídas serão feitas com materiais ecológicos, como biocomponentes e concreto reciclado.

“Cada vez mais apostamos no desenvolvimento sustentável, seja por práticas ESG da iniciativa privada ou políticas públicas que visam beneficiar o meio ambiente, e a construção civil não ficaria de fora. Além de materiais menos agressivos à natureza, o estudo de solo mais avançado também contribui com o meio ambiente”,

complementa.

Avanço tecnológico e necessidade de capacitação

Como aponta a PwC, drones usados para monitoramento podem aumentar a produtividade em até 20%. Já a McKinsey & Company afirma que o uso de Inteligência Artificial tem potencial para aumentar a produtividade em até 50%. Ambas as tecnologias, segundo Fernanda, são cada vez mais utilizadas no setor.

“Essas ferramentas são implementadas em vários campos de ação, desde o monitoramento de estruturas até a compilação de dados e análise de resultados. A união delas garante maior agilidade de processos, pode reduzir a necessidade de mão de obra e acelera a conclusão de projetos, grandes ou pequenos”,

afirma.

A gerente conclui dizendo que;

“Para que tudo isso seja possível, é necessário que os profissionais envolvidos estejam capacitados para manusearem as mais recentes ferramentas disponíveis no mercado. A APAT, por exemplo, oferece cursos e treinamentos aos profissionais de topografia e agrimensura associados para drones e outras tecnologias da área, visando deixar o trabalhador preparado para acompanhar as tendências e se adequar às novas demandas exigidas pelo mercado”.

APAT

A APAT (Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia) é a maior entidade brasileira de representação dos engenheiros agrimensores e topógrafos. Criada em 2020, a APAT atua também como um clube de vantagens para esses profissionais. A entidade surgiu a partir da necessidade de um grupo de trabalhadores que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções necessárias no mercado, como suporte, treinamentos e cursos promovidos por parceiros especializados, assistência técnica, equipamentos reserva, descontos e proteção, processos menos burocráticos, preços especiais, descontos e agilidade no atendimento. Atualmente, a entidade está presente em todos os estados do Brasil. Para saber mais, entre no link.

Imagem de capa: Pixabay


A APAT está confirmada como expositora na feira DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs

Conheça nossas próximas feiras anuais:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL

Destaques da última edição:

2024 Feiras/Exhibitions Droneshow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
publicidade
Sair da versão mobile