publicidade

Quais as vantagens de fazer o Georreferenciamento e Certificação do imóvel rural?

Ter um imóvel georreferenciado e certificado traz inúmeros benefícios. Entenda!

publicidade

Está confirmado! A partir de 20 de novembro deste ano, os proprietários de imóveis rurais com menos 25 hectares também serão obrigados a fazer o Georreferenciamento e Certificação no Sigef/Incra para venda, doação, solicitar financiamento ou parcelar sua área.

De acordo com a Lei dos Registros Públicos, é necessário georreferenciar todos os imóveis rurais, ou seja, identificar suas coordenadas para obter uma descrição precisa do formato, dimensão e localização dos mesmos.

Vantagens de fazer o Georreferenciamento e Certificação

O Georreferenciamento de Imóveis Rurais traz alguns benefícios óbvios, como por exemplo:

Margaret Maria, Diretora da TGR Treinamentos, lembra que a certificação deve ser averbada:

“É imprescindível ter o imóvel regularizado quanto às medidas, porém para que fique juridicamente regularizado é necessário que a certificação seja averbada no Registro de Imóveis. O fato de postergar essa averbação pode causar transtornos ao proprietário, sendo um deles a mudança de algum confrontante, por exemplo”.

Ainda segundo Margaret, a não certificação pode causar danos e prejuízos devido ao fato de algum confrontante certificar o imóvel dele primeiro e, como tem ocorrido em um grande número de casos, quando ele for certificar, pode ser acusada sobreposição e, para sair desse problema, é necessária a boa vontade do responsável técnico que certificou e a concordância do vizinho.

“Outra vantagem é que se, de um momento para outro, o proprietário rural necessitar vender o todo ou parte da propriedade, ou ainda solicitar um financiamento, ou até em caso de falecimento (evitar transtornos para os herdeiros) ele pode não encontrar um bom profissional, no momento, para fazer o trabalho e ter que recorrer a outro menos recomendado”,

conclui Margaret.

Ítalo Zago, Engenheiro Agrimensor, Diretor da Zago Topografia, comenta sobre as vantagens de georreferenciar e certificar um imóvel rural:

“A primeira vantagem é a segurança da cerca não andar mais! ‘Blindar’ o perímetro para não haver sobreposição. Segundo, bancos exigem o geo para pegar empréstimos. E terceiro, a valorização e a agilidade para vender o imóvel”.

Segundo Ítalo, as instituições bancárias estão solicitando o Georreferenciamento e Certificação inclusive na Matrícula, ou seja, não adianta só fazer a parte técnica e lançar no Incra; tem que vencer a etapa de pegar assinaturas dos confrontantes e registrar no Cartório.

“Recentemente o Sicoob exigiu o Geo e o CAR de um cliente, tive que correr para finalizar a tempo de ele conseguir pegar o empréstimo”,

comenta Ítalo.

É importante relembrar que, a partir de 20 de novembro, todas as propriedades rurais, independentemente da área, precisarão do Georreferenciamento no momento em que for necessária algum alteração na matrícula, em Cartório, como por exemplo compra/venda, registro de inventário, desmembramento, remembramento, etc..

Ítalo complementa que, desde já, os proprietários devem procurar um bom profissional e iniciar seus processos de georreferenciamento e certificação, mesmo que ainda não tenham pretensão de fazer transações imobiliárias. Desta forma, quando eles precisarem, todos os documentos vão estar em dia. Lembrando que todo este processo de Georreferenciamento e Certificação pode demorar meses ou até mesmo anos, dependendo da área, número de confrontantes, estado da documentação, entre outros fatores.

Quem pode assinar o Georreferenciamento de Imóveis Rurais?

O processo de Georreferenciamento e Certificação de imóveis rurais envolve um levantamento técnico feito por um(a) geomensor(a) credenciado(a) pelo Incra, certificação dos trabalhos técnicos no Sigef (Sistema de Gestão Fundiária) e ingresso na matrícula pelo Registrador Imobiliário.

“Um bom profissional irá fazer a parte técnica e também verificar a certificação, olhando toda a parte física e jurídica que envolve o imóvel”,

alerta Margaret.

De acordo com a Legislação vigente, estas são as categorias profissionais que podem obter credenciamento junto ao Incra para a realização do Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais:

Mais informações: https://sigef.incra.gov.br

Imagem de capa: Pixabay


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs

Conheça as empresas expositoras na feira e a programação de cursos, seminários e fóruns dos eventos que acontecem de 3 a 5 de junho de 2025 em São Paulo (SP). A inscrição antecipada com desconto já está aberta e as vagas são limitadas! Acesse:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL

Destaques da última edição:

2024 Feiras/Exhibitions Droneshow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
publicidade
Sair da versão mobile