publicidade

DJI Agriculture traz dados inéditos sobre a revolução agrícola com Drones no Brasil

Aproximadamente 400 mil drones agrícolas operados por 400 mil pilotos treinados tratam 300 tipos de culturas em 100 países

publicidade

A DJI acaba de apresentar seu quarto Relatório Anual de Perspectivas da Indústria de Drones Agrícolas. Os dados revelam uma indústria global em amadurecimento, estruturada em torno dos drones agrícolas e pronta para a próxima fase de crescimento.

Cada vez mais, autoridades de aviação regionais estão implementando políticas mais favoráveis para acelerar a agricultura de precisão e tecnologias inteligentes de proteção de cultivos em todo o mundo. A padronização do treinamento de pilotos também impulsionou a entrada de jovens e mulheres nesse setor.

Ao final de 2024, estimava-se que 400 mil drones agrícolas da DJI estavam em operação globalmente — um aumento de 90% em relação a 2020. A adoção da tecnologia de drones já resultou na economia de aproximadamente 222 milhões de toneladas de água e na redução de 30,87 toneladas de emissões de carbono.

“Os drones agrícolas se tornaram equipamentos essenciais nas fazendas ao redor do mundo. Graças a políticas baseadas em pesquisa e a um processo mais claro de capacitação de operadores, a adoção entre jovens e mulheres cresceu significativamente. À medida que a indústria continua a amadurecer globalmente, a DJI Agriculture mantém firme sua missão de ajudar os agricultores a aumentar sua eficiência e produtividade de forma sustentável por meio de tecnologias inovadoras com drones”,

afirma Yuan Zhang, Diretor Global de Vendas da DJI Agriculture

Políticas baseadas em pesquisa aceleram a adoção

O uso de drones agrícolas continuou a se expandir ao longo de 2024. Alguns países estão passando de testes limitados para aplicações formais, enquanto outros ampliam o uso de drones de culturas únicas para múltiplas culturas. Isso é, em grande parte, resultado de regulamentações mais inteligentes por parte das autoridades locais de aviação.

Por exemplo, a Argentina reduziu as restrições para o uso de drones em áreas agrícolas, enquanto a Espanha simplificou o processo de aprovação para drones agrícolas. Ao mesmo tempo, países como o Brasil padronizaram ainda mais o processo de formação de pilotos, facilitando a legalização do uso de drones pulverizadores.

DJI Agriculture aprimora recursos antiderramamento e design de drones pulverizadores

Conter a deriva de pesticidas continua sendo um desafio em todos os métodos de aplicação — drones, aviões tradicionais e equipamentos terrestres. No entanto, a DJI Agriculture otimizou o design de seus bicos de pulverização e a dinâmica do fluxo de ar dos drones, após extensos testes realizados entre 2021 e 2024 em parceria com instituições globais. A empresa também compartilhou boas práticas para minimizar a deriva, incluindo recomendações sobre velocidade do vento, altitude de voo e tamanhos das gotas com base em diferentes pesticidas e condições de campo.

Estudos de caso: pulverização, dispersão e manejo de pomares

O relatório da DJI inclui novos estudos de caso sobre aplicações de pulverização e dispersão em culturas como milho, café, canola, girassol, arroz, banana e vinhedos.

Leia o relatório completo de Perspectivas da Indústria de Drones Agrícolas 2024/2025 aqui.

Com informações e imagens da DJI


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs

Conheça as empresas expositoras na feira e a programação de cursos, seminários e fóruns dos eventos que acontecem de 3 a 5 de junho de 2025 em São Paulo (SP). A inscrição antecipada com desconto já está aberta e as vagas são limitadas! Acesse:
DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL

Destaques da última edição:

2024 Feiras/Exhibitions Droneshow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
publicidade
Sair da versão mobile