Em um cenário econômico desafiador para o Brasil, a 12ª edição do Smart City Business Brazil – Congresso e Expo superou as expectativas e se consolidou como o principal ponto de encontro da América Latina para discutir o futuro das cidades. Realizado nos dias 3 e 4 de junho, no Expo Center Norte (SP), o evento reuniu mais de 2.500 mil visitantes, com mais de 200 palestrantes e mais de 500 debatedores nas arenas temáticas, apresentando soluções inovadoras em segurança, saúde, mobilidade, educação e gestão pública.
“Apesar das dificuldades econômicas, conseguimos realizar um evento extremamente qualificado e com recorde de público. Isso mostra que o tema das cidades inteligentes está mais vivo do que nunca e que o setor tem evoluído para além da tecnologia, colocando a qualidade de vida no centro do debate”,
afirma Leopoldo de Albuquerque, fundador e presidente global do Instituto Smart City Business America (SCBA).
O evento, que contou com a presença de autoridades como o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, e embaixadores de países africanos, também realizou a premiação InovaCidade 2025, que reconheceu 33 projetos de destaque de municípios de todas as regiões do Brasil. Entre os premiados, está a cidade de Brumadinho (MG), com o projeto “Integração Tecnológica para a Segurança e Gestão Inteligente de Municípios Brasileiros”. Mais de 110 prefeitos e mais de 100 secretários municipais compareceram ao evento.
Segurança, inclusão e cooperação internacional
A segurança pública foi um dos temas mais destacados na programação, com diversas soluções apresentadas por empresas que aplicam inteligência artificial e monitoramento para auxiliar as forças de segurança. Também houve espaço para debates sobre inclusão social e mobilidade sustentável, como no painel em homenagem ao Dia Mundial da Bicicleta, onde especialistas e ativistas discutiram o papel da bicicleta como instrumento de cidadania, saúde e geração de renda.
Outro destaque foi o painel “Fome no Mundo e o Potencial da Cooperação Brasil-África”, que reuniu diplomatas, gestores públicos e especialistas para discutir estratégias conjuntas de segurança alimentar.
“Brasil e África podem liderar o combate à fome no mundo com ações coordenadas, tecnologia e vontade política”,
destacou o embaixador do Quênia, Andrew Karanja.
Panorama das cidades digitais
Dados inéditos da Pesquisa TIC Governo Eletrônico 2023, apresentados por Manuella Ribeiro, do CETIC.br, mostraram que 90% das prefeituras brasileiras já estão em pelo menos uma rede social e que a maioria já oferece serviços online, como emissão de boletos, notas fiscais e consultas administrativas. No entanto, o estudo também revelou desigualdades regionais no acesso às tecnologias, especialmente em cidades de pequeno porte.
“Cidade inteligente não é apenas sobre sensores e conectividade. É também sobre oferecer praças públicas, quadras, espaços de convivência e serviços que melhorem a vida das pessoas. É permitir que jovens tenham acesso ao esporte e que idosos possam conversar em segurança. Essa é a verdadeira inteligência urbana”,
reforça Leopoldo de Albuquerque, presidente global do SCBA.
Edição 2026 será ampliada
Com o sucesso da edição de 2025, a organização já trabalha na ampliação da próxima edição do evento, que está programada para acontecer nos dias 16 e 17 de junho, no Expo Center Norte.
“Esperamos triplicar nossa feira e congresso em 2026. Já temos tratativas em andamento com o IEG Brasil e muitas empresas interessadas em integrar esse ecossistema que entende cidade inteligente como sinônimo de bem-estar”,
antecipa Albuquerque.
A colaboração com o IEG Brasil, parceiro estratégico do SCBA, reforça o compromisso em promover soluções que unam inovação tecnológica e impacto social.
“A tecnologia, sobretudo a que promove a transformação digital das cidades, precisa estar diretamente relacionada ao bem-estar das pessoas. Daí a importância do Smart City, que representa nossa visão de futuro urbano, em que tecnologia e sustentabilidade caminham juntas”,
afirma Rimantas Sipas, COO do IEG Brasil.
Mais informações aqui
Sobre o IEG
Em 2022, a IEG – Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou suas atividades no Brasil com o objetivo de expandir sua presença no país por meio do grupo IEG Brasil. Atualmente, o portfólio inclui 12 feiras voltadas aos setores de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfícies, geotecnologias, drones, espaço, facility management e construção: NEEX, Fesqua, Fesqua Vetro, Ebrats, Feipat, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM, Smart City Business Brasil e Fenagra. A IEG – Italian Exhibition Group, listada na Bolsa de Valores de Milão, consolidou-se como líder na organização de feiras e congressos B2B na Itália, com atuação em seis áreas temáticas principais:Alimentos & Bebidas, Joias & Moda, Bem-estar, Esportes & Lazer, Turismo & Hospitalidade, Estilo de Vida & Inovação, Meio Ambiente & Tecnologia. O grupo organiza mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos por ano. Nos últimos anos, iniciou um processo de internacionalização por meio de aquisições e parcerias estratégicas no Brasil, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China. Em 2024, o grupo registrou um faturamento de 250 milhões de euros, com um EBITDA de 65,9 milhões, um aumento de 25,8% em relação a 2023.
Mais informações aqui