publicidade

Programa Brasil Mais lança ferramenta para análise estratégica de eventos ambientais

Nova funcionalidade "Alertas Agregados" automatiza o agrupamento de ocorrências, permitindo que gestores identifiquem e respondam a áreas críticas com maior eficiência

publicidade

O Programa Brasil Mais lançou recentemente a funcionalidade “Alertas Agregados” em sua plataforma de monitoramento. Desenvolvida em resposta a uma demanda de usuários e gestores do programa, a ferramenta consolida múltiplos alertas de desmatamento, queimadas ou outras ocorrências que sejam próximas no tempo e no espaço, tratando-as como um evento único e coeso. 

Com a nova ferramenta, as instituições com adesão definitiva na Plataforma podem identificar padrões críticos sem precisar analisar alertas isoladamente. Esse recurso possibilita maior eficiência na avaliação de áreas sensíveis, facilitando a detecção de regiões críticas com alto índice de alertas ambientais. Além disso, permite uma interpretação clara dos padrões espaciais e temporais. 

Além da visualização simplificada no mapa, a funcionalidade permite a geração de Relatórios Analíticos de Alertas (RAA), que incluem shapefiles dos agrupamentos, gráficos e análises estatísticas prontas para uso em relatórios técnicos, planejamento de fiscalização ou tomada de decisões estratégicas. 

A aplicação da ferramenta se traduz em um ganho de eficiência para as equipes de campo e de análise, permitindo uma resposta mais ágil e direcionada aos eventos críticos. O objetivo é otimizar o uso de recursos e fortalecer o combate a crimes ambientais e a proteção dos biomas brasileiros.

Programa Brasil Mais

O Programa Brasil Mais é uma iniciativa abrangente e pioneira, com o objetivo de promover cooperação, compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas e dados atualizados. Hoje já conta com mais de 620 instituições governamentais cadastradas, que somam cerca de 119 mil usuários. O Programa Brasil Mais monitora mais de 8,5 milhões de km² do território brasileiro e áreas costeiras marinhas diariamente. A adesão está disponível para as instituições públicas do Brasil que tenham interesse de fazer parte da RedeMAIS, sendo disponibilizado acesso às imagens diárias de alta resolução da Planet e os alertas de detecção de mudanças gerados pela SCCON via Plataforma Web integrada, simples e intuitiva.

Com informações da SCCON Geospatial
Imagem de capa: acervo


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:

2025 Feira/Exhibition MundoGEO Connect | DroneShow | SpaceBR Show | Expo eVTOL, 3-5/6 | São Paulo BR
publicidade
Sair da versão mobile