publicidade

Mapeamento participativo e cartografia social: expandindo a discussão nos países lusófonos

Encontro visa reunir pesquisadores dos países lusófonos, que têm em comum a utilização das metodologias de mapeamento coletivo para exposição de seus estudos e interação com o público

publicidade

O III Workshop Mapeamento Participativo e Cartografia Social: expandindo a discussão dos mapeamentos participativos e colaborativos nos países lusófonos – MPCS 2025 está programado para acontecer on-line, de 27 a 29 de agosto de 2025, das 14h às 17h (hora de Brasília) e visa reunir pesquisadores dos países lusófonos, que têm em comum, a utilização das metodologias de mapeamento coletivo, conhecidas como mapeamentos participativos e colaborativos, para exposição de suas pesquisas e interação com o público participante.

Haverá uma etapa preliminar, a Mostra de projetos de mapeamento, de 20 a 22 de agosto de 2025, de 14h às 17h (hora de Brasília), com apresentações de 36 projetos de mapeamento colaborativo e(ou) participativo e de cartografia social.

As inscrições no evento são gratuitas e podem ser realizadas pela Internet, na direção: https://ivides.org/workshopmpcs2025. Todas as sessões serão transmitidas ao vivo no canal do IVIDES no YouTube.

O evento é uma realização do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org e do Laboratório de Cartografia – GeoCart-UFRJ, em parceria com o Laboratório de Geografia Física Aplicada- LiGA-UFRRJ, o Laboratório de Geotecnologias – Lageot-UFF Campos e o Observatório do Mapeamento Participativo; com o apoio institucional do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGG-UFRJ, da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB, Seção Campinas-SP). Conta ainda com o financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o patrocínio da empresa IVIDES DATA.

Na mesma ocasião, será lançado o livro Estudos de caso em mapeamentos colaborativo e participativo, obra coletiva com 20 capítulos, organizada pela Dra. Raquel Dezidério Souto, que apresenta relatos de pesquisas com mapeamentos coletivos nas cinco regiões do Brasil e em Portugal, com variados fins, como a conservação da Natureza, o inventário da infraestrutura urbana, a valorização do patrimônio histórico-cultural ou o reconhecimento de direitos sobre a terra de comunidades tradicionais. Com a publicação da obra, espera-se lançar luz sobre a importância e os limites dessas metodologias e contribuir para expandir a rede de pesquisa.

Com informações e imagens da organização


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:

2025 Feira/Exhibition MundoGEO Connect | DroneShow | SpaceBR Show | Expo eVTOL, 3-5/6 | São Paulo BR
publicidade
Sair da versão mobile