Ao longo de agosto, parte da equipe da Moya Aero realizou testes no maior túnel de vento da América Latina, localizado em São José dos Campos (SP), no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
O objetivo era realizar testes aerodinâmicos utilizando um modelo especialmente construído.

Os resultados corresponderam às expectativas, indicando que apenas ajustes mínimos são necessários para reduzir o arrasto.
Ao longo de quatro semanas no túnel de vento, o modelo da Moya passou por mais de 150 testes em diversas configurações, abrangendo voos verticais e horizontais.
Ao contrário dos testes tradicionais de aeronaves, onde o ângulo de ataque varia entre 0 e 20 graus, para um VTOL, o ângulo varia de -10 a 90 graus.
A equipe comemorou esses resultados, mas já está se preparando para mais testes reais no Aeródromo SDA4.
O Moya 256 recebeu o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para realizar voos mais longos.
“Nosso projeto tem se mantido dentro do cronograma e do orçamento desde seu lançamento em 2022. Prevemos a certificação até 2026, com entrada em serviço prevista para o final do mesmo ano”.
Mais informações: moya-aero.com
Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:

