publicidade

CPTM lança aplicativo para facilitar obras e projetos próximos a trilhos

Plataforma georreferenciada permite que prefeituras e empresas consigam a aprovação de intervenções na área da ferrovia de forma mais rápida e organizada

publicidade

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou em 24 de outubro passado o aplicativo de Consulta do Território CPTM, ferramenta digital criada para tornar mais simples e rápida a vida de quem precisa fazer obras, projetos ou vistorias nas áreas vizinhas à linha do trem, a chamada faixa de domínio.

O público externo (empresas, prefeituras, construtoras) já pode usar o aplicativo para solicitar:

Fim da burocracia: anuência automática

O principal ganho de agilidade é a emissão automática da declaração de anuência. Muitas prefeituras exigem este documento da CPTM para liberar alvarás de construção. Se a área do projeto não interferir na faixa de domínio da ferrovia, o aplicativo gera a declaração na hora.

Conrado Blanco de Souza, chefe do Departamento de Gestão do Território e um dos desenvolvedores do aplicativo, explica:

“O novo aplicativo moderniza a forma como a CPTM lida com os pedidos externos, que antes chegavam por e-mail, e nos ajuda a gerenciar melhor as informações da ferrovia. Ao padronizar o envio das solicitações por tipo, conseguimos analisar os pedidos mais rapidamente e dar respostas mais ágeis aos usuários. É menos tempo de espera para todos”.

O aplicativo está disponível na área Território Ferroviário do site da CPTM e pode ser acessado pelo link: https://territorio.cptm.sp.gov.br/app_consulta_territorial.

Por dentro do Aplicativo de Consulta do Território CPTM

O Aplicativo de Consulta do Território CPTM é uma ferramenta que permite ao público externo solicitar serviços relacionados à faixa de domínio, como levantamentos topográficos, sondagens, vistorias, análise de anuências, confrontações e retificações de áreas. Além disso, o aplicativo facilita o envio para análise e aprovação de projetos que interfiram no território ferroviário, como redes de infraestrutura urbana, obras e transposições, incluindo viadutos e passarelas.

Atualmente, a CPTM recebe dezenas de solicitações semanais que impactam a faixa ferroviária, todas encaminhadas por e-mail. Com o novo aplicativo, esses pedidos poderão ser realizados de forma mais rápida e organizada.

O aplicativo permite a padronização e sistematização do envio das solicitações por tipo e categoria, agilizando a análise pelas equipes responsáveis e garantindo respostas mais rápidas aos usuários.

Um destaque do aplicativo é a emissão automática da declaração de anuência para solicitantes que estejam em processo de aprovação de alvará de construção junto às prefeituras. Caso a área consultada não apresente interferência com o território ferroviário, a declaração é gerada automaticamente, simplificando um processo que antes demandava análise técnica da CPTM.

Interface da aplicação web
Tipos de solicitações disponíveis a partir do aplicativo
Tela do painel de gestão onde é possível visualização das solicitações espacialmente, por tipo e categoria

Com informações e imagens da CPTM


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo:

2025 Feira/Exhibition MundoGEO Connect | DroneShow | SpaceBR Show | Expo eVTOL, 3-5/6 | São Paulo BR
publicidade
Sair da versão mobile