O SENAI de Santa Catarina está com inscrições abertas para o ActInSpace 2026, um hackathon internacional criado pela Agência Espacial Francesa (CNES) e pela Agência Espacial Europeia (ESA), que é realizado simultaneamente em mais de 45 países.
Estudantes, jovens profissionais, pesquisadores e equipes multidisciplinares de todo o Brasil podem participar da disputa que conecta inovação, tecnologia e desafios reais do setor espacial.
A etapa brasileira será realizada de forma presencial no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em Florianópolis, entre os dias 30 e 31 de janeiro de 2026, durante 24 horas consecutivas.
O Instituto é referência nacional em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias avançadas, ambiente ideal para criar soluções com impacto real.
As inscrições para o processo de seleção podem ser feitas até 8 de dezembro.
Acesse o site e confira como funciona a seleção e as principais datas do desafio.
O objetivo do ActInSpace é transformar tecnologias e dados espaciais, como satélites, patentes da ESA, do CNES e sistemas da Airbus, em soluções que possam virar novos negócios.
Não é necessário ter experiência prévia: durante todo o hackathon, os participantes recebem mentoria técnica e de negócios, além de apoio na prototipação e no pitch final.
Os melhores projetos do Brasil seguem para a fase internacional, com acesso a incubadoras europeias especializadas em tecnologia espacial, como os ESA BICs.
“Várias startups globais surgiram a partir do ActInSpace e o Brasil agora tem uma nova oportunidade de entrar nesse ecossistema”,
frisa Renato Simão, coordenador de inovação e tecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados.
Quem pode participar
O hackathon é destinado a estudantes universitários de engenharias, computação, física, design, administração, negócios e áreas correlatas; jovens profissionais da tecnologia; pesquisadores; entusiastas do espaço; startups e equipes multidisciplinares.
Requisitos: ter 18 anos ou mais e desejável inglês intermediário (B1/B2). Graduandos, pós-graduandos e egressos são bem-vindos.
Por dentro da experiência
Durante as 24 horas de maratona, os participantes terão desafios lançados por ESA, CNES, Airbus e parceiros globais, mentorias especializadas, ambiente colaborativo, atividades imersivas, pitch final para banca e, ainda, a possibilidade de representar o Brasil no desafio global.
Com informações e imagens do SENAI/SC
Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:

