A Innospace, empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, anunciou hoje (15/12) que entrou na fase final de preparação da Operação Spaceward, o primeiro lançamento comercial da companhia, com o veículo lançador Hanbit-Nano.
O lançamento está programado para esta quarta-feira (17/12) às 15h45 (hora local). A janela de lançamento se estende de 16 a 22 de dezembro. A missão será conduzida a partir da plataforma dedicada da Innospace no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), operado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O transporte do veículo lançador Hanbit-Nano até a plataforma de lançamento será realizado hoje. Após o posicionamento, uma série de operações pré-lançamento será realizada de forma sequencial, como a elevação do veículo, a conexão dos umbilicais para o carregamento de propelentes (combustível e oxidante), energia elétrica, dados e verificação dos sinais de instrumentação, além dos testes de vazamento e checagem das válvulas de isolamento do sistema de abastecimento.
No dia do lançamento, será conduzida uma revisão final abrangente em coordenação com a FAB e a Agência Espacial Brasileria (AEB), o que contempla a checagem das condições meteorológicas e a prontidão técnica geral. Após a autorização final para o lançamento, terá início o carregamento dos propelentes e a missão entrará na sequência completa de contagem regressiva.
Por meio da Operação Spaceward, a Innospace pretende se tornar a primeira empresa privada sul-coreana a colocar satélites de clientes em órbita terrestre baixa (LEO), a uma altitude aproximada de 300 quilômetros e inclinação de 40 graus, ao mesmo tempo em que executa missões de clientes com cargas experimentais.
Ao todo, oito cargas úteis foram integradas no interior da coifa superior e em seções estruturais designadas do veículo lançador, dentre eles cinco pequenos satélites destinados à inserção orbital e três dispositivos experimentais sem separação, todos integrados de forma segura e bem-sucedida.
“Nosso primeiro lançamento comercial, a missão Spaceward, possui um forte significado simbólico, já que marca o início dos serviços de transporte espacial utilizando um veículo lançador desenvolvido de forma independente por uma empresa privada sul-coreana. Como toda a nossa equipe se dedicou a cada etapa do desenvolvimento às operações do Hanbit-Nano, cumpriremos nossas responsabilidades com o máximo comprometimento até os momentos finais da contagem regressiva para o lançamento”,
afirmou Soojong Kim, fundador e diretor-presidente da Innospace.
Com informações e imagens da AEB e Innospace
Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:

