A NVIDIA anuncia novos modelos abertos, frameworks e infraestrutura de IA para IA física, além de revelar robôs voltados para diversos setores, desenvolvidos por parceiros globais.
As novas tecnologias da NVIDIA aceleram fluxos de trabalho em todo o ciclo de desenvolvimento robótico, impulsionando a próxima onda da robótica, incluindo a criação de robôs generalistas-especialistas capazes de aprender rapidamente múltiplas tarefas.
Líderes globais da indústria, como Boston Dynamics, Caterpillar, Franka Robotics, Humanoid, LG Electronics e NEURA Robotics, estão utilizando o stack de robótica da NVIDIA para apresentar novos robôs movidos por IA.
“O momento ChatGPT da robótica chegou. Avanços em IA física — modelos que compreendem o mundo real, raciocinam e planejam ações — estão viabilizando aplicações totalmente novas. O stack completo da NVIDIA, com processadores Jetson para robótica, CUDA, Omniverse e modelos abertos de IA física, capacita nosso ecossistema global de parceiros a transformar indústrias com robótica baseada em IA,”
afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA
Novos modelos abertos impulsionam o aprendizado e o raciocínio dos robôs
Transformar as atuais máquinas caras, de tarefa única e difíceis de programar em robôs generalistas-especialistas capazes de raciocinar exige capital e expertise significativos para a criação de modelos fundamentais.
A NVIDIA está desenvolvendo modelos abertos que permitem aos desenvolvedores contornar o pré-treinamento intensivo em recursos e focar na criação da próxima geração de robôs e máquinas autônomas. Esses novos modelos, todos disponíveis no Hugging Face, incluem:
- NVIDIA Cosmos™ Transfer 2.5 e NVIDIA Cosmos Predict 2.5 — modelos de mundo abertos e totalmente personalizáveis que possibilitam a geração de dados sintéticos fisicamente baseados e a avaliação de políticas robóticas em simulação para IA física.
- NVIDIA Cosmos Reason 2 — um modelo aberto de visão-linguagem com capacidade de raciocínio (VLM) que permite que máquinas inteligentes vejam, compreendam e atuem no mundo físico de forma semelhante aos humanos.
- NVIDIA Isaac™ GR00T N1.6 — um modelo aberto de visão-linguagem-ação com raciocínio (VLA), desenvolvido especificamente para robôs humanoides, que possibilita controle corporal completo e utiliza o NVIDIA Cosmos Reason para aprimorar o raciocínio e a compreensão contextual.
Franka Robotics, NEURA Robotics e Humanoid estão utilizando fluxos de trabalho habilitados por GR00T para simular, treinar e validar novos comportamentos robóticos. A Salesforce utiliza o Agentforce, o Cosmos Reason e o NVIDIA Blueprint para busca e sumarização de vídeos, analisando imagens capturadas por seus robôs e reduzindo em até duas vezes o tempo de resolução de incidentes.
A LEM Surgical utiliza o NVIDIA Isaac for Healthcare e o Cosmos Transfer para treinar os braços autônomos de seu robô cirúrgico Dynamis, equipado com NVIDIA Jetson AGX Thor™ e Holoscan. A XRlabs utiliza Thor e Isaac for Healthcare para permitir que equipamentos cirúrgicos, começando por exoscópios, auxiliem cirurgiões com análises de IA em tempo real.
“A IA física marca um ponto de inflexão para a robótica e as indústrias na América Latina. Com esses novos modelos abertos, estruturas e plataformas de computação, a NVIDIA está democratizando o desenvolvimento de robôs capazes de perceber, raciocinar e agir no mundo real. Isso permitirá que empresas de todos os setores acelerem a inovação, aumentem a produtividade e levem a inteligência artificial do data center até a borda de forma mais eficiente e sustentável”,
diz Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.
Novos frameworks open source de simulação e computação para desenvolvimento robótico
A simulação escalável é essencial para treinar e avaliar robôs, mas os fluxos de trabalho atuais permanecem fragmentados e difíceis de gerenciar. O benchmarking frequentemente é manual e pouco escalável, enquanto pipelines de ponta a ponta exigem orquestração complexa entre diferentes recursos computacionais.
A NVIDIA lança novos frameworks open source no GitHub que simplificam esses pipelines e aceleram a transição da pesquisa para aplicações no mundo real.
O NVIDIA Isaac Lab-Arena é um framework open source, disponível no GitHub, que fornece um sistema colaborativo para avaliação e benchmarking em larga escala de políticas robóticas em simulação. Desenvolvido em estreita colaboração com a Lightwheel, o Isaac Lab-Arena se conecta a benchmarks líderes do setor, como Libero e Robocasa, padronizando testes e garantindo que as habilidades robóticas sejam robustas e confiáveis antes da implantação em hardware físico.
O NVIDIA OSMO é um framework de orquestração nativo em nuvem que unifica o desenvolvimento robótico em um único centro de comando de fácil utilização. O OSMO permite definir e executar fluxos de trabalho como geração de dados sintéticos, treinamento de modelos e testes software-in-the-loop em diferentes ambientes computacionais — de workstations a instâncias híbridas em nuvem — acelerando os ciclos de desenvolvimento.
O OSMO já está disponível e é utilizado por desenvolvedores de robótica como a Hexagon Robotics, além de estar integrado ao ecossistema Microsoft Azure Robotics Accelerator.
NVIDIA e Hugging Face aceleram o desenvolvimento open source de IA física
A robótica é atualmente a categoria de crescimento mais rápido no Hugging Face, onde os modelos abertos e conjuntos de dados da NVIDIA lideram os downloads dentro de uma comunidade open source em rápida expansão.
Para fortalecer essa comunidade, a NVIDIA está trabalhando com a Hugging Face para integrar tecnologias open source do Isaac e do GR00T ao principal framework open source de robótica, o LeRobot, oferecendo acesso simplificado a ferramentas integradas de software e hardware que aceleram o desenvolvimento de ponta a ponta. Essa colaboração conecta os 2 milhões de desenvolvedores de robótica da NVIDIA à comunidade global de 13 milhões de desenvolvedores de IA da Hugging Face.
Os modelos GR00T N e o Isaac Lab-Arena já estão disponíveis na biblioteca LeRobot para ajustes finos e avaliação. O robô humanoide open source Reachy 2, da Hugging Face, será totalmente interoperável com o computador robótico NVIDIA Jetson Thor™, permitindo que desenvolvedores executem qualquer VLA, incluindo o GR00T N1.6. O robô de mesa Reachy Mini também é totalmente interoperável com o NVIDIA DGX Spark™, possibilitando a criação de experiências personalizadas com grandes modelos de linguagem da NVIDIA, além de modelos abertos de voz e visão computacional executados localmente.
Desenvolvedores de robôs humanoides adotam o NVIDIA Jetson Thor
O NVIDIA Jetson Thor atende às elevadas demandas computacionais de robôs humanoides com capacidade de raciocínio. Na CES, desenvolvedores de humanoides estão apresentando novos robôs de última geração integrados ao Jetson Thor.
A NEURA Robotics está lançando um humanoide de terceira geração com design da Porsche, além de um humanoide de menor porte otimizado para controle de destreza. A Richtech Robotics lança o Dex, um humanoide móvel voltado para manipulação sofisticada e navegação em ambientes industriais complexos. A AGIBOT apresenta humanoides para os setores industrial e de consumo, além do Genie Sim 3.0, uma plataforma de simulação robótica integrada ao Isaac Sim. A LG Electronics revelou um novo robô doméstico projetado para executar uma ampla gama de tarefas residenciais internas.
Boston Dynamics, Humanoid e RLWRLD integraram o Jetson Thor a seus humanoides existentes para aprimorar capacidades de navegação e manipulação.
Com informações e imagens da NVIDIA
Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:

