publicidade

Foguete Artemis II chega à plataforma de lançamento rumo à Lua

Lançamento é mais um passo rumo a novas missões tripuladas à superfície da Lua, levando a uma presença sustentada no satélite, que ajudará a agência a se preparar para enviar os primeiros astronautas a Marte

publicidade

Às 18h42 (horário do leste dos EUA) do último sábado (17/1), o foguete Artemis II SLS (Sistema de Lançamento Espacial) da NASA e a espaçonave Orion chegaram à plataforma de lançamento 39B após uma jornada de quase 12 horas desde o Edifício de Montagem de Veículos (VAB) no Centro Espacial Kennedy da agência, na Flórida.

Horas antes, o transportador sobre esteiras 2 da NASA iniciou sua jornada de 6,4 quilômetros com o SLS e a Orion acoplados em cima. Movendo-se a uma velocidade máxima de apenas 1,3 km/h, o transportador carregou o foguete lunar e a espaçonave em direção à plataforma.

Uma vez fora das portas do galpão do VAB, o foguete fez uma pausa planejada para permitir que as equipes reposicionassem o braço de acesso da tripulação – uma ponte que fornece aos astronautas e à equipe de apoio acesso à Orion no dia do lançamento.

Nos próximos dias, engenheiros e técnicos prepararão o foguete Artemis II para o ensaio geral de abastecimento, um teste das operações de abastecimento e dos procedimentos de contagem regressiva. Com previsão para ocorrer até 2 de fevereiro, a equipe carregará o foguete com propelentes criogênicos, ou supergelados, realizará a contagem regressiva e praticará o esvaziamento seguro dos propelentes do foguete – etapas essenciais antes da primeira missão tripulada Artemis.

Ensaios gerais adicionais com o foguete podem ser necessários para garantir que o veículo esteja completamente verificado e pronto para o voo. Se necessário, a NASA poderá retornar o SLS e a Orion ao Edifício de Montagem de Veículos para trabalhos adicionais antes do lançamento, após o ensaio geral com o foguete.

O voo de teste Artemis II enviará os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da NASA, e o astronauta Jeremy Hansen, da CSA (Agência Espacial Canadense), em uma jornada de aproximadamente 10 dias ao redor da Lua e de volta. É mais um passo rumo a novas missões tripuladas à superfície da Lua, levando a uma presença sustentada no satélite, que ajudará a agência a se preparar para enviar os primeiros astronautas a Marte.

Com informações e imagens da NASA

Conheça a programação de cursos, seminários e fóruns do DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas.


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:

2025 Feira/Exhibition MundoGEO Connect | DroneShow | SpaceBR Show | Expo eVTOL, 3-5/6 | São Paulo BR
publicidade
Sair da versão mobile