publicidade

Drone apoia exercício de treinamento do exército dos EUA no Alasca

As operações no ambiente frio e úmido do Alasca apresentaram desafios, mas o drone E455, da Event 38, operou perfeitamente durante voos noturnos, neve e condições de gelo

publicidade

A Event 38 Unmanned Systems, fabricante de drones VTOL de asa fixa, anuncia a conclusão bem-sucedida de uma demonstração operacional ao vivo no Alasca em apoio a um exercício de treinamento do Exército dos EUA. A demonstração contou com o drone Event 38 E455 equipado com a carga útil NextVision Raptor e hardware de rede Silvus integrado a bordo da aeronave, permitindo distribuição resiliente de dados e vídeo de longo alcance em toda a rede tática.

Durante o exercício, a Event 38 alinhou-se com a Equipe Vermelha, responsável por defender uma fortaleza remota na região selvagem, enquanto a Equipe Azul realizou uma inserção por paraquedas a partir de um C-130 em uma área não divulgada e manobrou para tomar o objetivo. Após a conclusão do salto e a liberação do espaço aéreo, a Event 38 lançou o E455 e iniciou vigilância persistente do perímetro ao redor da fortaleza.

Minutos após o lançamento da aeronave, o piloto do E455 já tinha a Equipe Azul sob observação. Vídeo ao vivo em multicast, com metadados de GNSS incorporados, foi transmitido via rádios Silvus para dispositivos WinTak no Centro de Operações Táticas, para dispositivos móveis dos soldados na fortaleza e para posições de tiro de morteiro. O ATAK recebeu e exibiu tanto a localização do UAS quanto as coordenadas do alvo do retículo do gimbal, acelerando o processamento das missões de fogo e melhorando significativamente a consciência situacional em todos os nós da rede.

Para ampliar ainda mais as comunicações, a Event 38 integrou um rádio TSM adicional dentro da aeronave, ao lado do rádio Silvus, aumentando o alcance na rede TSM do Exército enquanto mantinha a conectividade na rede Silvus.

As operações no ambiente frio e úmido do Alasca apresentaram desafios, mas o E455 operou perfeitamente durante voos noturnos, neve e condições de gelo, com temperaturas de até -4 graus.

A demonstração no Alasca evidenciou a capacidade do E455 de se integrar a operações militares reais, apoiando fluxos de trabalho críticos de missão, incluindo chamada de fogo, retransmissão de comunicações e transmissão de vídeo ao vivo para unidades portáteis. Equipado com a carga útil NextVision, o sistema forneceu vídeo em movimento contínuo e retransmitiu coordenadas de alvos para aprimorar a consciência situacional em toda a área operacional.

A carga útil NextVision ofereceu imageamento eletro-óptico (EO) e térmico, permitindo que operadores rastreassem e observassem alvos em terrenos desafiadores e em condições de baixa visibilidade. Ao longo do exercício, o E455 manteve desempenho estável dos sensores e entrega de dados consistente e confiável, operando em exigentes condições de inverno.

Com base nesses resultados, a Event 38 trabalhou em conjunto com o pessoal do Exército para garantir que o E455 se integrasse perfeitamente às ferramentas e à infraestrutura de missão existentes. Um componente-chave da demonstração foi a capacidade da plataforma de apoiar e aprimorar o ecossistema TAK já utilizado pelo Exército, possibilitando o compartilhamento eficaz de informações e a consciência tática entre múltiplas unidades.

“Operar ao lado do Exército foi uma demonstração reveladora do impacto que nossa tecnologia pode ter no campo de batalha moderno. Como uma empresa menor, frequentemente vemos demonstrações em larga escala realizadas por organizações como Anduril e Edge Autonomy e sabemos que somos capazes de enfrentar os mesmos desafios. Este esforço marcou um passo significativo nessa direção, realizado em um dos ambientes mais desafiadores do mundo”,

afirmou o vice-presidente de Engenharia e Operações da Event 38, Mat Wright.

A capacidade VTOL do E455, o design modular de carga útil, as comunicações de longo alcance e a autonomia o tornam ideal para ambientes complexos onde são necessários desdobramento rápido e ISR confiável. A demonstração no Alasca reforçou a capacidade da plataforma de operar em condições desafiadoras, fornecendo dados táticos onde eles são mais necessários.

Com informações e imagens da Event 38

Conheça a programação do SpaceBR Show – com o Fórum do Ecossistema Espacial, o Fórum GeoInteligência na Segurança e Defesa e o Seminário de Aplicações Satelitais. Conheça também os demais cursos, seminários e fóruns do DroneShow Robotics, MundoGEO Connect e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas. Confira a lista atualizada de expositores confirmados na feira. Os quatro eventos acontecem de 16 a 18 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:

2025 Feira/Exhibition MundoGEO Connect | DroneShow | SpaceBR Show | Expo eVTOL, 3-5/6 | São Paulo BR

publicidade
Sair da versão mobile