publicidade

Romênia implanta sistema integrado para supervisão, controle e monitoramento de florestas

A solução é totalmente replicável em entidades públicas e privadas envolvidas no manejo florestal, constituindo uma referência para a transformação digital no campo ambiental

publicidade

O Ministério do Ambiente, Águas e Florestas da Romênia implementou um Sistema Informático Integrado projetado para aumentar significativamente a capacidade de supervisão, controle e monitoramento das florestas nacionais. Este projeto, parte do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência, é um investimento estratégico na transformação digital do setor florestal, modernizando os métodos de inventário, gestão e supervisão da exploração madeireira.

A solução desenvolvida pelo consórcio técnico liderado pela empresa polonesa Dephos Group, se baseia na aquisição e processamento intensivo de dados geoespaciais coletados por sensores LiDAR aéreos e móveis, permitindo a construção de um modelo tridimensional de todo o território florestal (aproximadamente 70 000 km²). Um sistema de análise automática é aplicado a este modelo apoiado por algoritmos avançados, correndo numa arquitetura de GPUs e infraestrutura em nuvem escalável, capaz de gerar informações críticas para o manejo florestal sustentável.

O software criado integra funcionalidades completas de importar, limpar, classificar e analisar nuvens de pontos LiDAR de forma automática, produzindo indicadores essenciais como modelos digitais de terreno e superfície, altura das árvores, áreas regeneradas e descobertas e consistência florestal. Estes dados são cruzados automaticamente com bases de dados nacionais ou outras existentes — como o Sistema Informático integrado de rastreamento de materiais lenhosos (SUMAL), eTerra (dados cadastrais) e o Inventário Florestal Nacional — para estimar indicadores de produção, verificar a conformidade com planos de gestão e comparar campanhas de monitorização ao longo do tempo.

A arquitetura do sistema se baseia em tecnologias de ponta, incluindo Kubernetes, processamento distribuído com Apache Spark e bibliotecas CUDA otimizadas para operações em grande escala. O programa também oferece recursos extensíveis por meio de scripts Python, permitindo o desenvolvimento futuro de novos processos analíticos.

Além disso, foi incluído módulo de visualização avançado, o software LiMON, com 60 licenças perpétuas, permitindo a exploração 2D e 3D acelerada por GPU, de nuvens de pontos, modelos raster, TIN e dados geográficos. As informações finais são disponibilizadas ao usuário em uma interface WebGIS integrada, que centraliza todos os resultados e facilita o acesso por entidades autorizadas.

No geral, o sistema fortalece de forma decisiva a capacidade do Estado romeno de monitorar, supervisionar e gerenciar os recursos florestais, garantindo maior transparência, precisão e eficiência nos processos operacionais e estratégicos.

Com a implementação do presente programa / software, o cliente, dispõem de informação concreta e não extrapolada, relativamente a valores fundamentais para a exploração e/ou preservação das áreas florestais que administra. Número de arvores, delimitação de copas, modelos DBH, parâmetros para cada arvores (altura, DBH, volume,…) e parâmetros do suporte em que dispõe de estatísticas relativas aos polígonos previamente caracterizados, pelo inventario ou outra qualquer referência física, como por exemplo o Inventário nacional (área do polígono, altura máxima, altura média, média DBH, volume de estoque, produtividade,…)

Parâmetros para uma árvore
Parâmetros de posição

A solução é totalmente replicável em entidades públicas e privadas envolvidas no manejo florestal, constituindo uma referência para a transformação digital no campo ambiental.

Informações e imagens: Dephos

Conheça a programação do SpaceBR Show – com o Fórum do Ecossistema Espacial, o Fórum GeoInteligência na Segurança e Defesa e o Seminário de Aplicações Satelitais. Conheça também os demais cursos, seminários e fóruns do DroneShow Robotics, MundoGEO Connect e Expo eVTOL. As inscrições podem ser feitas antecipadamente com desconto e as vagas são limitadas. Confira a lista atualizada de expositores confirmados na feira. Os quatro eventos acontecem de 16 a 18 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Confira os destaques da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL:

2025 Feira/Exhibition MundoGEO Connect | DroneShow | SpaceBR Show | Expo eVTOL, 3-5/6 | São Paulo BR
publicidade
Sair da versão mobile