O que é que o Brasil tem?

Por João Carlos Vassalo
O Brasil tem vatapá, caruru, feijoada, barreado e previsões não muito animadoras para alguns segmentos da economia brasileira, mas este não é definitivamente o caso do mercado de geomática ou geotecnologia. Algumas pessoas têm usado o recém-criado termo geotecnologia, embora eu prefira geomática, mais alinhado com a comunidade internacional que adota o termo em inglês Geomatics. A Threetek já vem usando há tempo o nome geomática, ao lançar o slogan Soluções Integradas para Geomática, refletindo a atividade principal da empresa.

A intenção não é discutir o melhor termo, mas ajudar a desenvolver e manter aquecido o mercado. Há alguns anos tive a oportunidade de optar por continuar a trabalhar no mercado de informática ou orientar os negócios da Threetek para a geomática. A decisão não foi nada fácil, pois praticamente não existia mercado comprador de serviços e produtos neste setor. Não me arrependo da decisão, mas foi um grande desafio. Tivemos que incentivar o desenvolvimento do mercado, investindo e treinando futuros usuários e também nossos próprios técnicos.

Há cerca de um ano fui procurado por um grupo de empresários do setor, e junto com eles, criamos a Associação Brasileira de Empresas de Geotecnologias AGTEC. A associação terá como foco garantir a qualidade do serviço desenvolvido pelas associadas, incentivando as empresas a adotarem padrão compatível com níveis de qualidade adotados no exterior. Discussões, debates e palestras na AGTEC têm enfocado questões sobre ética e competição, a exemplo do que vem ocorrendo também em congressos nacionais e internacionais.

A preocupação com padrões de qualidade, ética e competição entre empresas é global. Estes padrões têm que ser adotados e administrados para que todos sejam regidos por princípios igualitários. É sabido, na história recente, que não raro empresários brasileiros tiveram uma postura imediatista e até predatória, ignorando objetivos de longo prazo que contemplassem desenvolvimento e crescimento do mercado como um todo. Este tipo de atitude não foi benéfica para a sociedade, mas nem todos os empresários são iguais e devem ser criticados. Nos próximos anos, pelo menos no mercado de geotecnologia, esta imagem pode mudar. Alguns empresários lutam para que, em breve, a sociedade brasileira confie e sinta que está recebendo serviços de qualidade neste setor.

Discutir como, quando e em que direção se vai é tema fascinante no momento em que o mundo caminha para a globalização. O modelo de atuação da Threetek enfoca a conciliação de interesses entre empresas brasileiras e estrangeiras. Não podemos nunca deixar de proteger a produção industrial e tecnológica nacional, mas para tal devemos ser capazes de estabelecer parcerias inteligentes com empresas estrangeiras.

Durante o processo de transferência de tecnologia, no período de reserva do mercado de computadores no Brasil, alguns erros inviabilizaram a possibilidade de solidificar uma indústria nacional. Se pudermos aprender com estes erros, mesmo se tratando de diferentes tecnologias, evitaremos uma série de problemas e construiremos com empresas estrangeiras, um modelo de transferência de tecnologia de geomática. Este modelo contemplaria desenvolvimento de serviços que têm como base ferramentas brasileiras e estrangeiras e incentivo à formação de parcerias com instituições acadêmicas e de pesquisa estrangeiras. Com certeza, podemos construir um mercado de geomática com base extremamente sólida, por contratos de parceria que usem a nossa mão-de-obra inteligente, em que se atenda a demanda de mercado de forma não predatória.
Nos próximos anos serão lançados grande quantidade de satélites de alta resolução. A Radarsat já está preparando o mercado mundial para o lançamento do RADARSAT-II, em 2001. Indústrias de software como a PCI Geomatics Group estarão lançando softwares cada vez mais amigáveis e com recursos sofisticados para tratamento de imagens de futuros sensores. Tais inovações virão aumentar ainda mais a gama de aplicações possíveis e, conseqüentemente, a demanda do mercado. O mundo inteiro volta as atenções para o Brasil. Se estivermos preparados, o país terá muito a ganhar.

João Carlos Vassallo é presidente da Threetek Soluções para Geomática Ltda.email : threetek@ax.ibase.org.br