Difusão de geotecnologias no Brasil é a proposta básica da Espaço GEO. A empresa tem lançado no mercado projetos estratégicos para levar a cabo esta meta. A revista infoGEO foi o primeiro destes projetos. Após 3 meses de lançamento, experimentou grandes níveis de aceitação dos leitores, um feito incomparável no mercado editorial de publicações técnicas especializadas. Nestes poucos meses de criação, a empresa tem buscado ampliar e fortalecer o mercado, estabelecendo canais de comunicação entre produtores e usuários de geoinformações.

O expoGEO Nordeste 98, lançado agora em agosto, em Recife, desencadeia o segundo projeto estratégico da empresa – promoção de eventos regionais de geotecnologias.

A regionalização objetiva tornar mais acessível a participação de técnicos e, principalmente, fomentar debates de maneira mais direcionada a questões regionais e locais. A idéia é atingir 3 tipos de públicos: o tomador de decisão (que tradicionalmente não participa de eventos técnicos), o especialista (para se atualizar tecnologicamente e conhecer melhor as necessidades do mercado) e usuários finais (que vão usar a geoinformação no dia-a-dia).

O evento de Recife (expoGEO Nordeste 98) é o exemplo da realização desta estratégia, em busca de seu público-alvo. Além de cursos e palestras, promoveu um debate sobre ensino, congresso de prefeitos, um encontro de regiões metropolitanas e um grupo de palestras para técnicos da área municipal, em que especialistas, administradores, empresários, acadêmicos e prefeitos se revezaram como palestrantes e debatedores. Fóruns estaduais apresentaram principais projetos de cada estado para incentivar o debate e criação de comitês de usuários.

Para formatar estes eventos, o melhor é ouvir a comunidade local de geotecnologias. Conhecer e discutir previamente carências, indagações e resultados foi o que a equipe da Espaço GEO procurou fazer nos primeiros 6 meses deste ano. Visitamos todas as capitais do nordeste, algumas mais de uma vez, como Fortaleza, João Pessoa, Recife e Salvador.

Nestas cidades, provocamos debates e promovemos palestras para levar a filosofia de trabalho da empresa. A discussão nuclear centrou-se sobre novos desafios que a comunidade precisa enfrentar, diante das mudanças de paradigma no mercado de geotecnologias.

Emerson Zanon Granemann, diretor técnico da Espaço GEO
Emerson@espacogeo.com.br