Methods and Tools for Solving Real-World Problems, de Christopher Westphal e Teresa Blaxton (NY: Wiley, 1998, 448 pp),
Orienta quanto às etapas necessárias a coleta e processamento de dados na mineração, enfatizando sua modelagem como elemento determinante do sucesso da aplicação. Enfatiza, também, soluções visuais, reafirmando o poder das imagens na comunicação de conteúdos complexos. E inclui, no livro e no CD-ROM, material sobre aplicativos comerciais, alguns em versão demo operacional, outros só com vídeos ou apresentações. Uma parte deste material sobre os aplicativos é extremamente interessante; outra, nem tanto, resvalando para uma desavergonhada publicidade. No entanto, ainda que se descarte o que não interessa, o saldo é valioso – e deve ser conhecido logo, antes que se torne obsoleto, pois na área de informática o prazo de validade dos produtos é pequeno.

Data Mining Techniques for Marketing, Sales and Customer Support, de Michael Berry e Gordon Linoff (NY: Wiley, 1997, 454pp)
Aborda mais especificamente as aplicações mercadológicas. Os seis capítulos iniciais do livro introduzem conceitos básicos e colocam a mineração no contexto de negócios, retratando uma área em que as aplicações estão maduras. Os sete capítulos seguintes tratam de técnicas específicas: detecção de agrupamentos, modelagem através de exemplos, análise de cestas de produtos, algoritmos genéticos, análise de ligações, árvores de decisão e redes neurais. O texto é ilustrado com exemplos e a matemática é mantida no plano conceitual. Além de informativo, Data Mining Techniques é de leitura agradável e acessível.
interessados devem procurar os livros em www.amazon.com