A LizardTech, desenvolvedora da tecnologia de compressão de imagens MrSID, assinou nos últimos meses acordos de cooperação com as empresas ESRI e ERDAS. A parceria com a ESRI vai permitir a integração do sistema MrSID ao ArcInfo 8. Desse modo, a tecnologia de codificação MrSID vai estar disponível como capacidade de "salvar como"
dentro do software de GIS. O ArcInfo será o primeiro GIS com a habilidade de ler e escrever arquivos MrSID Portable Image Format (PIF). O acordo com a ERDAS permitirá aos usuários do software de processamento de imagens ERDAS IMAGE 8.4 ler diretamente e visualizar arquivos MrSID sem conversão. Além disso, o codificador MrSID será capaz de ler arquivos no formato .img do ERDAS IMAGE, permitindo que os grandes arquivos de imagens deste software sejam comprimidos com taxas de até 50:1. O MrSID reduz o tamanho de imagens de alta resolução para menos de 3% de seus tamanhos originais, mantendo a integridade e precisão geométrica. Os arquivos nesse formato são compatíveis com todos os populares softwares de GIS e browsers da web.
A revendedora autorizada dos produtos MrSID no Brasil é a GeoDesign, fone: (12) 553-1305, e-mail: rchohfi@easygold.com.br