Acaba de chegar ao mercado norte o Digital Angel (Anjo Digital), uma ferramenta de monitoramento humano, que há menos de um mês no mercado já tem causado polêmica. O Digital Angel é um microchip, do tamanho de uma moeda de 1 centavo, que pode ser embutido numa jóia, relógio de pulso, fivela de cinto, sapato, ou ainda, implantado sob a pele da pessoa. A energia do próprio corpo do usuário é que alimenta o chip, que também é capaz de monitorar o batimento cardíaco e outros sinais vitais. A ferramenta permite a localização e rastreamento do usuário em qualquer localidade do planeta. Os dados captados por satélites ou antenas são enviados à empresa que administra o Digital Angel. Os dados do usuário podem ser acessados, através de uma senha, via internet, pager ou celular.
O produto trouxe à tona a discussão sobre o direito à privacidade, enquanto alguns usuários defendem o fator segurança, outros contestam, considerando a violação à individualidade. Apesar da polêmica, o Digital Angel, aprovado em dezembro de 1999 pelo governo americano, já está a venda – por 300 dólares a unidade. Por enquanto, temendo as reações da sociedade, o fabricante (ADSX- Applied Digital Solutions) sugere seu uso apenas no monitoramento de animais de estimação, crianças pequenas desacompanhadas e pessoas idosas ou portadoras de alguma enfermidade. As perspectivas para esse tipo de equipamento são de crescimento, há previsões de que o mercado mundial possa alcançar os 100 bilhões de dólares. Para quem quer saber mais sobre o produto: www.digitalangel.net

Nova representação Orb Rio Systems
A Orb Rio Systems acaba de assinar contrato para distribuição dos produtos GPS de precisão da Thales Navigation, líder européia em fabricação de GPS/GNSS. O trabalho da THALES NAVIGATION é voltado à elaboração, fabricação, e vendas de soluções que visam todas as aplicações de posicionamento, navegação e rastreamento baseadas em GPS. Os produtos são distribuídos no mundo inteiro, através de uma rede de distribuidores autorizados, que são capazes também de oferecer suporte técnico, treinamento e manutenção. Maiores informações www.orbrio.com.br. Fone: 55-21-443-8736 / 55-21- 9156- 2354, 24 horas: 21-3477-2300

Sistema Scanner Aerotransportado a Laser
Está sendo implantado no Brasil e na América Latina, pela TopoSys do Brasil Ltda., o Laserscanner, equipamento que representa um grande avanço tecnológico na área de geoprocessamento. Com ele, a realização das medições é feita a partir de um sobrevôo da área de interesse, quando é feita uma varredura sobre a superfície. O princípio de funcionamento do Laserscanner está baseado na medição da distância entre o sensor do equipamento acoplado à aeronave (avião ou helicóptero) e a superfície terrestre.
Conhecendo-se a posição exata da aeronave durante o rastreamento da área, convertem-se as distâncias obtidas em altitudes, sendo estas relacionadas a um plano de referência. Uma câmera digital acoplada ao equipamento permite realizar mapeamentos mais detalhados em regiões específicas.
O equipamento também permite produzir modelos tridimensionais de superfícies (3D) em formato digital, bem como análise, planejamento e realização de mapeamentos em áreas de cadastro de informações. Maiores detalhes e informações, bem como projetos até então desenvolvidos, estarão à disposição no estande da TopoSys do Brasil Ltda durante o GEOBRASIL 2001.