Para a empresa que atua na área de georreferenciamento de imóveis rurais, um dos maiores desafios já começa quando o cliente solicita um orçamento para o serviço. Para a definição de um preço é necessário levar em consideração diversas variáveis, tanto em relação ao imóvel que será certificado quanto aos custos envolvidos na prestação do serviço. É comum os clientes solicitarem um preço médio para o georreferenciamento já no primeiro contato com a empresa. Porém a verdade é que a definição precipitada do valor dificilmente vai estar adequada à realidade.

Informações básicas
O primeiro passo para a preparação de um orçamento é obter o maior número possível de informações sobre a propriedade a ser certificada, como área total, número de confrontantes e sua aceitação quanto aos limites (são empresas? loteamentos? moradores locais? áreas públicas, assentamentos, parques e afins?), distância entre o local e o ponto de pernoite mais próximo, infra-estrutura, características de relevo, tipos de divisa (rios? vegetação? cercas? estradas?) e suas respectivas extensões, acesso às mesmas, localização de estações de referência ou marcos geodésicos nas proximidades, etc.. Outro fator primordial é saber se há pessoas na região que têm conhecimento dos limites da propriedade e se há disponibilidade em acompanhar o serviço. Vale também uma consulta à documentação do imóvel (o imóvel se localiza em mais de um município ou comarca? as matrículas serão posteriormente unificadas ou subdivididas?).

Equipamentos e pessoal
Orçamento de trabalhos de georreferenciamentoCom base nas informações iniciais sobre as características e localização da propriedade é possível dimensionar a equipe que irá atuar, a quantidade e tipo dos equipamentos que serão necessários (GPS ou estação total? se GPS, dupla ou simples freqüência? quais estações base utilizar? a que distância?) e o tempo previsto para execução. Neste ponto, é grande a necessidade de ajustes e adequações, para obter a melhor composição possível, mas sempre ponderando que é imprescindível chegar a um resultado que atenda às inúmeras exigências técnicas da norma do Incra. É altamente arriscado reduzir os custos e atuar com pessoal despreparado e equipamentos inadequados, e posteriormente não obter a aprovação do instituto, ou então prever um tempo de projeto menor do que o real e trabalhar os meses excedentes no vermelho, com o orçamento estourado.

Custos
Na definição dos custos, deve-se considerar diversos itens, além dos convencionais (mão-de-obra, equipamentos, custos de viagem, carro, marcos e placas de identificação, entre outros). Há aqueles custos que muitas vezes são lembrados somente no momento em que é necessário gastar com eles. É o caso de conserto de equipamentos e carros, que geram gastos com substituição durante o período em que estão na oficina, que costuma ser bem extenso em determinados casos. Outro ponto relevante é a questão dos seguros, pois os equipamentos são de alto valor e a sua perda, sem que haja um seguro para cobrir o prejuízo, pode ocasionar a impossibilidade de dar andamento ao trabalho. Na questão equipe é necessário que as pessoas estejam preparadas para a execução do serviço, possuam experiência e tenham o grau de instrução exigido pela norma. Não são poucos os casos de empresas que iniciaram os trabalhos sem considerar esses fatores, e na entrega do processo ao Incra se depararam com a necessidade de retornar ao local para medir alguns pontos, ou até a propriedade inteira.

O cliente que contrata esse tipo de serviço precisa estar muito bem orientado, para que conheça os riscos técnicos envolvidos e compreenda o motivo pelo qual o custo do georreferenciamento tende a ser mais alto do que outros serviços de topografia. Tendo em mãos diversas informações sobre a propriedade, e atentando para a importância de ajustar o tamanho da equipe e a composição dos equipamentos para garantir produtividade e capacidade de atender às exigências técnicas da norma, é possível definir um preço final que seja adequado tanto para o cliente que contrata o serviço quanto para a empresa que espera obter um retorno justo sobre o investimento.

Daniela Phillipi Camboim
Administradora e diretora da Geoplus Geotecnologia e Informática
daniela@geoplus.com.br

Silvana Phillipi
Engenheira cartógrafa e diretora da Geoplus Geotecnologia e Informática
silvana@geoplus.com.br