Debate União de Cursos – Crítica
Parabéns ao pessoal da InfoGeo pela revista deste bimestre, está ótima. Sou aluno do terceiro ano de engenharia cartográfica na UFPR, e fiquei indignado ao ler na seção de cartas da InfoGeo número 10, as opiniões do Eng. Florestal, Sr. Paulo Costa de Oliveira Filho. O que mais me surpreende é ver que se trata de um especialista em sensoriamento remoto e GIS. Em sua carta, ele dá a entender que nos cursos de eng. cartográfica e de eng. de agrimensura não se aprende nada de aplicado…
Ora, como nada de aplicado? Pode-se aplicar mapeamento e agrimensura a praticamente todas as obras de engenharia, e não se limitando apenas à engenharia mas a praticamente todas as atividades que envolvam planejamento, projeto, execução; tome por exemplo o tema da edição anterior, GEOMARKETING. Acho extremamente arcaica e desatualizada a opinião do Sr. Paulo. Tenho vários amigos de outras áreas da engenharia e todos acham extremamente benéfica a unificação dos cursos de eng. cartográfica e eng. de agrimensura, concordo também que o curso de Geografia deve estar fora desta unificação como escreveu o Eng. Agrimensor, Sr. Marco Aurélio Tobias na mesma seção. Somente com essa unificação se poderá aumentar a cultura cartográfica do país. Agora pergunto ao Eng. Cartógrafo, Sr. Emerson Zanon Granemann: É a favor da unificação dos cursos de Geografia, Cartografia e Agrimensura?
Alexandre
Aluno do curso de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Paraná
E-mail: ale3a@onda.com.br

Resposta
Estamos passando por revoluções tecnológicas que estão provocando uma rápida transformação em muitas profissões. Tenho certeza que este é o momento ideal para se planejar e efetivar a união dos cursos de Engenharia de Agrimensura e Engenharia Cartográfica, resultando num profissional plenamente sintonisado com as necessidades atuais do mercado de Geotecnologias. Em relação à união com os geógrafos não é tão simples como parece, pois trata-se de uma profissional com um raio de atuação mais abrangente.
Emerson Zanon Granemann
Editor da revista infoGEO
E-mail: emerson@infogeo.com.br