Desde 90, quando começamos gradualmente a nos dedicar à disseminação das geotecnologias no Brasil já sabíamos que o grande desafio era fazer chegar à sociedade, de uma forma simples e direta, as vantagens de se usar as informações corretamente espacializadas, isto é, georeferenciadas. Muito foi feito, novas tecnologias surgiram, o país se desenvolveu. Estamos presenciando hoje uma verdadeira explosão do mercado de geotecnologias.

Cada vez mais é difícil descobrir algo que não possa ser analisado geograficamente, de focos de doença a clientes potenciais, de veículos a telefones celulares. Parece que finalmente a "Geoinformação é para todos", parafraseando o slogan de uma dos maiores e mais importantes eventos do mundo que será realizado em Viena, este ano, pela ISPRS (International Society for Photogrammetry and Remote Sensing – Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto).

Entre os dias 8 e 16 de junho, haverá uma concentração de vários eventos de Geotecnologias na cidade de São Paulo. Eventos de usuários de um produto só, como o da Mapinfo e da Autodesk ,evento acadêmico (Geoinfo 2.000) e congresso de usuários, cursos, seminários internacionais e uma grande feira no Palácio de Convenções do Anhembi (GEOBrasil 2.000), palco das maiores feiras que se realizam no país.

Para este último evento, estão confirmadas as presenças de empresários internacionais, autoridades do primeiro escalão do governo, representantes do legislativo falando sobre o uso das geotecnologias para combater a pobreza, além dos usuários de geotecnologias. Acredito que a feira será o grande vetor de concentração de pessoas, pois pelo perfil dos profissionais que estão se pré-credenciando para visitá-la, teremos um público muito interessante não só de vários lugares do Brasil, mas principalmente de diversos perfis.

Com certeza, é uma grande e imperdível oportunidade de conhecer tudo que existe de melhor disponível no país no setor de Geotecnologias. Tudo isso concentrado numa mesma cidade e numa mesma semana. Vale a pena conferir!