Para realizar um inventário florestal das matas da reserva legal do projeto de assentamento Pedro Peixoto, no estado do Acre, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está empregando modernos equipamentos GPS.

No trabalho, que envolve 15 pesquisadores e técnicos da instituição, serão utilizadas também imagens de satélite para identificar uma área total que abrange cerca de 150 mil hectares de mata.

Os receptores GPS serão utilizados no controle de campo e suporte à correção das imagens. Após o término dos levantamentos dos técnicos da Embrapa, os especialistas da instituição pretendem descobrir qual é a tipologia da floresta ainda existente na região, classificando quais as plantas nativas do ecossistema, o volume médio de madeira por hectare na região e também o potencial para manejo florestal madeireiro de baixo impacto.

O grande enfoque da pesquisa será o desenvolvimento de alternativas para o uso sustentável da área situada entre os municípios de Plácido de Castro, Acrelândia, Senador Guiomard e Vila Campinas, onde habitam cerca de 2 mil famílias.