Um acordo firmado entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o projeto governamental Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) irá possibilitar a criação inédita de um modelo digital de elevação de terreno para toda a Amazônia legal.

A própria Universidade, através do seu Departamento de Engenharia Florestal, ficará responsável pela geração dos modelos de elevação, que mais tarde servirão de suporte à geração de mapas tridimensionais na escala de 1:250 mil. A previsão para a realização de todo o trabalho – que inclui o desenvolvimento de 305 mapas -é de 41 meses, e os novos mapas deverão servir de suporte a qualquer ação publica ou privada na região amazônica.

Os dados que servirão de base para a elaboração dos modelos e mapas estão sendo fornecidos à UFV pelo IBGE, e a metodologia utilizada durante os trabalhos foi desenvolvida na Austrália e aperfeiçoada na UFV para atender às necessidades do Sivam. Segundo o chefe da equipe responsável pelo projeto, professor Carlos Ribeiro, o Departamento de Engenharia Florestal da UFV está equipando um novo laboratório de geomática para confecção dos mapas.

+Informações www.sivam.gov.br