A Universidade Federal Fluminense está com inscrições abertas para um curso de extensão sobre o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Com carga horária de 20 horas, o curso tem 30 vagas destinadas especialmente a profissionais em Geociências, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, e similares.

O objetivo do curso, segundo o professor e coordenador do curso de Geociências da UFF, Gilberto Pessanha Ribeiro, é apresentar de forma introdutória a tecnologia GPS, introduzir o tema do posicionamento terrestre com GPS para profissionais em Geociências, habilitando os participantes a realizar atividades práticas com o sistema.

O curso também deve traçar um panorama histórico, incluindo os princípios básicos do sistema GPS, apresentar a estrutura geral do sinal dos satélites, posição, velocidade e tempo do receptor, fontes de erro, tipos de procedimentos e métodos para o rastreamento de satélites, comentários sobre os tipos de rastreadores (fabricantes e modelos) e ainda alguns tópicos avançados sobre o sistema.

A taxa de inscrição para o curso é de 100 reais, e as vagas serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição. Informações pelos e-mail gilberto@workmail.com.