Está previsto para o próximo dia 20 de setembro o lançamento do segundo satélite da série NOAA, do governo norte-americano.

O novo satélite NOAA L – que estará operando em órbita polar – terá precisão horizontal de 1 quilômetro, o que representa um grande avanço tecnológico em relação ao primeiro NOAA, com precisão de 32 quilômetros.

O novo satélite norte-americano será direcionado principalmente ao monitoramento de catástrofes ambientais, auxiliando na previsão de eventos como furacões, tornados e outros tipos de tempestades violentas. O NOAA L irá fotografar cada quilômetro sobre a superfície da Terra duas vezes por dia, ajudando também nas operações de resposta emergencial a desastres ambientais.

O satélite também irá medir a temperatura da superfície de águas oceânicas, sendo o primeiro capaz de diferenciar nuvens e cobertura glacial para antecipar enchentes causadas pelo derretimento de geleiras. O custo do projeto de lançamento e manutenção do NOAA L ao longo de 12 anos será de US$ 267 milhões. Outros países além dos EUA poderão também se beneficiar da tecnologia do NOAA L, obtendo gratuitamente imagens de 4 quilômetros de resolução feitas pelo satélite.