A empresa nova iorquina Sirius Radio Satellites está apostando em uma idéia diferente para acabar com o problema de estações de rádio mal sintonizadas: satélites que transmitem música e estações radiofônicas com som de qualidade equivalente à de CDs.

Com uma constelação de três satélites no espaço, a empresa espera que até o final do ano seja possível transmitir aos seus consumidores sons diretamente vindos do espaço. O primeiro dos três satélites está em órbita desde 30 de junho passado, e o segundo foi lançado no início deste mês.

O terceiro e último satélite da constelação de Rádio Sirius irá entrar em órbita em outubro. Depois que o sistema já estiver completamente operacional, por cerca de 200 dólares e uma taxa mensal de menos de 10 dólares o consumidor terá à sua disposição cerca de 100 estações de rádio transmitidas diretamente do satélite. Muitos carros americanos passarão a sair de fábrica com o novo modelo de rádio já implantado.

Outro atrativo: cerca da metade das estações transmitidas não terão intervalos de publicidade. Inicialmente, os satélites, em órbita Geoestacionária, só transmitirão sinas de rádio aos consumidores em território norte americano.