Foi lançado em meados de agosto último o livro "Geoprocessamento: Tecnologia Transdisciplinar – Equipamentos, Processos e Metodologias", de Cézar Henrique Barra Rocha. Doutorando em Geografia pela UFRJ, o autor vem, desde 1995, desenvolvendo pesquisas e projetos na área de Topografia, Aerofotogrametria, Cartografia e Geoinformação, que tem sido o foco dos últimos estudos do pesquisador.

Segundo Rocha, o livro busca "diminuir a carência de bibliografias nacionais que abordem o Geoprocessamento de forma abrangente, integrada e atualizada". Na obra são aprofundados tópicos do âmbito de informações geográficas, localização, mapeamento e uso de GPS.

"A proposta da transdisciplinariedade sugere o uso do Geoprocessamento não apenas como uma ferramenta moderna, mas como o meio de integração de diversas disciplinas para solução de problemas comuns e complexos", explica o autor. O livro é dirigido a profissionais ligados ao processo de tomada de decisões, como gerentes, consultores, pesquisadores, professores e técnicos; e também a alunos dos cursos de graduação em áreas relacionadas a GEO.

+Informações  ufjf.br/~geoenge