A pesquisa espacial brasileira vai receber uma injeção de US$ 20 milhões para investir em novos laboratórios e pesquisa tecnológica de ponta.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com o Governo Federal e a iniciativa privada, implantará novas unidades que estarão funcionando até o final de 2002. Dois milhões de dólares em verbas federais serão aplicados na criação da nova unidade de ensaios de interferência e compatibilidade eletromagnética do Laboratório de Integração e Testes (LIT).

O laboratório receberá ainda investimentos de empresas como a Volkswagen e a Mercedes-Benz . Essas montadoras já aderiram ao projeto e participarão da execução de um novo laboratório que simulará ambientes de poluição eletromagnética para testar veículos.

A parceria proporcionou às empresas o benefício de realizar, no Inpe, testes até então feitos apenas em laboratórios no exterior. O Instituto vai investir ainda US$ 4 milhões em um laboratório de ensaios acústicos. A nova unidade vai reproduzir os ruídos de um lançamento espacial e será utilizada em pesquisas de satélites.