No início do mês, durante a feira de aplicações sem fio Expocomm Wireless 2000, foi lançado mais um site que oferece serviços de mapeamento inteligente pela Internet.

Batizado de Apontador (e hospedado no endereço http://www.apontador.com.br ) o site possibilita ao usuário encontrar ruas, serviços e estabelecimentos dentro dos limites das cidades de São Paulo, ABC, Diadema, Osasco, Guarulhos e Barueri. Além de apontar a localização de estabelecimentos comerciais como farmácias ou supermercados, o algoritmo de mapeamento desenvolvido pela empresa Mobiminds também leva em conta dados relativos a mão de direção das vias, velocidade máxima, retornos e conversões proibidas para apontar o caminho mais rápido para o motorista chegar ao destino planejado.

Os serviços do Apontador também estão disponíveis através do protocolo WAP, e a partir de amanhã o site passará a oferecer mapas do Rio de Janeiro, em parceria com a Telefonica Celular. Em outubro, será a vez das cidades de Salvador, Porto Alegre, Aracaju e Vitória. Até o final do ano, a equipe do Apontador espera poder cobrir as principais capitais e cidades do interior paulista com mapas online.