Um novo site na Internet, batizado de GlobeXplorer (e hospedado em www.globexplorer.com ) está disponibilizando aos internautas milhares de imagens detalhadas de países, cidades, ruas, imóveis e até mesmo pessoas.

Segundo a empresa responsável pelo site, a intenção seria descomplicar o acesso à informação espacializada. O GlobeXplorer transmite imagens compactadas, de forma a possibilitar o "download" dos arquivos sem causar aborrecimentos ao internauta em virtude da baixa velocidade que ainda assola a imensa maioria dos computadores conectados à Internet.

O site tem em seu banco de dados um arquivo imenso proveniente de fotos aéreas e de satélite, totalizando 12 bilhões de bytes. O serviço de download de fotografias, que ainda se encontra em caráter promocional e em fase de testes, está longe de ser ideal. Há várias imagens fora de foco ou desatualizadas, muitas delas feitas há anos. Imagens mais nítidas e recentes serão vendidas em outros sites, que pagarão à GlobeXplorer pela exploração dos direitos de transmissão das fotografias.