Na qualidade de ex-colunista, atrevo-me a tecer alguns comentários a respeito da valorosa revista INFOGEO. O aspecto técnico-científico da revista , a meu ver, encontra-se em um padrão excelente. No que se refere ao enfoque de negócios e propaganda centrados nas ferramentas de geotecnologias, considero-a bastante informativa e útil. Parabéns.

A revista porém, peca por omissão quanto à realidade brasileira, no que afeta os assuntos da área… nosso mapeamento oficial está ruim , os editais de licitação, cada vez piores; órgãos oficiais além de contratarem muito pouco, competem com a iniciativa privada, o controle do EMFA pode estar se tornando cada vez mais questionável; organizações do governo dão-se ao luxo de pesquisar durante mais de dez anos um determinado sistema, sem colocá-lo a disposição do mercado – qualquer empresa privada que agisse dessa forma, já teria sucumbido; etc,etc…

Paulo Tavares

Contribuição
Na infoGEO Ano 2, No. 12, Março/Abril 2.000, foi publicado um bom artigo pelo colunista Gilberto Câmara intitulado "As roupas novas do Imperador", sobre as novas tendências de GIS. O artigo diz na coluna Tipos de Dados da Tabela 4 – Componentes de GIS que somente o SpringLib apoiaria dados do tipo de imagens.

Gostaria de adicionar que os softwares listados na Tabela 4, MapX (MapInfo), ArcMIS e MapObjects (ESRI) e GeoMedia (Intergraph), também apoiam dados de imagens. Principalmente que todos esses softwares já apoiam a revolucionária e avançada linguagem de imagem MrSID (Multi-resolution Seamless Database) baseada em wavelet.

Reinaldo Escada Chohfi
– Diretor Presidente da GeoDesign Internacional
E-mail: rchohfi@geodesign.com.br
– Geomática
E-mail: geomatica@alternex.com.br