A MapInfo Corporation, uma das maiores desenvolvedoras de softwares de análise geográfica do mundo, anunciou durante a semana passada uma parceria estratégica com a Lucent Technologies, uma das líderes globais em tecnologias de redes sem fio.

A intenção das gigantes americanas é entrar com força no mercado de Internet móvel, propondo novas soluções e tecnologias de localização e mapeamento sem fio. O plano é combinar a experiência da MapInfo em tecnologias geográficas com a prática da Lucent em aplicações do protocolo WAP (tecnologias que não demandam o intermédio de fios).

"Soluções em serviços de localização formam um dos pilares fundamentais da Internet móvel, pois possibilitam que aplicações-padrão da Web ganhem um novo enfoque e sejam personalizadas, direcionadas ao cliente", afirmou Michael Sajor, um dos diretores da Lucent.

Algumas aplicações que serão possibilitadas pela nova parceria dizem respeito a encontrar locais interessantes na cidade a partir do local onde o usuário se encontra, determinar a distância entre si e algum ponto ou mesmo traçar mapas inteligentes que otimizem sua rota.