O arquipélago de Fernando de Noronha acaba de tornar-se o primeiro Parque Nacional brasileiro identificado através de um estudo cartográfico detalhado. Agora o parque marinho possui 81 cartas de relevo e vegetação nas escalas de 1:50.000 e 1:20.000, resultando na maior base de dados geocodificados dentre as demais áreas de preservação ambiental do Brasil.

Tudo isso graças a uma pesquisa de 5 anos realizada pela Embrapa Monitoramento por Satélite em parceria com o Departamento de Ecologia Geral da Universidade de São Paulo e pela ONG Ecoforça – Pesquisa e Desenvolvimento, que juntos produziram a "Cartografia Ecológica do Arquipélago de Fernando de Noronha".

O trabalho consiste em um amplo conjunto de dados numéricos e cartográficos, manipulados por computador a partir do uso de aerofotos, GPS, GIS e MDTs. A obtenção dos dados para a pesquisa dividiu-se em três fases: informatização do acervo numérico e cartográfico pré-existente, fotointerpretação das unidades físicas do relevo e da fisionomia da vegetação (sobre fotos aéreas pancromáticas na escala 1:10.000), e execução de prospecções de campo.

O resultado dessa pesquisa pode ser visto na Internet, em www.cnpm.embrapa.br/projetos/fn/index.html