O IBGE já está divulgando as primeiras informações provenientes da operação censo 2000, o maior levantamento sócio-econômico já realizado no país. Um dos primeiros municípios brasileiros a ter seus dados divulgados foi Várzea, na Paraíba.

O levantamento aponta uma população de 2.056 habitantes, sendo que 1.043 homens e 1.016 mulheres. No entanto, segundo o chefe do IBGE na Paraíba, Aniberto Mendonça de Melo, "esses números são sujeitos a alterações, pois os dados ainda estão sendo analisados por demógrafos do IBGE no Rio de Janeiro", conta.

Vários outros municípios brasileiros já tiveram a fase de coleta de dados encerrada, e as informações devem ser checadas pelos técnicos do IBGE antes de serem divulgadas ao grande público. Uma inovação no Censo 2000 é o tipo de questionário empregado pelos funcionários do IBGE, semelhante aos dos países que integram o Mercosul para facilitar análises comparativas.

Futuramente o IBGE deverá divulgar informações sobre características da população, como nível de escolaridade, população urbana e rural, população por faixa etária, questões de saneamento, migrações, nível de renda e etc. Dados preciosos para quem trabalha com análises geográficas.