A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de Curitiba, através do seu curso de graduação em Geografia e Geoprocessamento está aproveitando o Cobrac 2000 para fazer o pré-lançamento do seu novo Atlas do município de Morretes (PR).

O Atlas municipal faz parte do projeto "Paraná em Municípios", através do qual os acadêmicos da UTP pretendem mapear e produzir diferentes Atlas de todos os 399 municípios do Estado do Paraná. Segundo o coordenador do projeto, professor Sérgio Mauri Fabri, a intenção do projeto é sobretudo didática.

"As crianças e jovens nas escolas estudam com atlas mundiais ou de todo o território brasileiro. Aprendem muito sobre a geografia do mundo, mas não tem nenhum material de apoio sobre a geografia do próprio município onde vivem", conta o professor.

O projeto "Paraná em Municípios" viria preencher justamente essa lacuna. Totalmente produzido dentro da Universidade, por uma equipe conjunta de alunos e professores, este primeiro volume da série levou cerca de 1 ano e meio para ficar concluído. Atualmente, a equipe da UTP trabalha também em outros 4 municípios paranaenses para produzir novos atlas regionais ricamente ilustrados e assim dar continuidade ao projeto.