No último dia 14 fez um ano que o satélite CBERS-1, primeiro sino-brasileiro de sensoriamento remoto, foi lançado. Fruto da parceria entre a CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) o programa CBERS agrega recursos técnicos e financeiros do Brasil e da China para desenvolver um sistema de sensoriamento remoto, competitivo e compatível com as atuais necessidades mundiais.

O CBERS-1 começou a capturar imagens em fevereiro deste ano, em maio sua câmara de recepção de imagens, WFI (Wide Field Imager), deixou de operar.

Durante os 177 dias em que operou, a câmara capturou mais de 3.000 imagens, cuja qualidade e potencial de aplicação têm justificado a sua reutilização no sucessor CBERS-2, já em desenvolvimento.

O programa trouxe para a China a ampliação de diversos campos de pesquisa, motivando inclusive a criação de um centro de sensoriamento remoto voltado principalmente ao uso das imagens do satélite; enquanto que para o Brasil o programa trouxe o amadurecimento das tecnologias e da indústria nacional. O sucesso do CBERS-1 e da parceria têm motivado novos acordos entre os dois países, que já planejam o CBERS-3 e CBERS-4.