Desde ontem pela manhã o Inpe está autorizado oficialmente a receber e processar imagens do satélite canadense Radarsat-1.

A assinatura do contrato para tanto deu-se na sede do Ministério da Ciência e Tecnologia e contou com a presença do próprio ministro Ronaldo Sardenberg, além do diretor do Inpe, Marcio Nogueira Barbosa, o presidente da Radarsat International, Roland Knight, e o presidente da Threetek (representante da Radarsat no Brasil), João Carlos Vassalo. Um dos principais motivadores desse contrato de recepção de imagens Radarsat no Brasil foi o projeto militar SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), que após destinar recursos para a modernização do sistema de recepção e geração de imagens do Inpe incumbiu o Instituto de em contrapartida fornecer imagens de satélite para compor o banco de dados do projeto militar.

Como o SIVAM tem interesse em imagens Radarsat, o Inpe foi autorizado a receber e processar as imagens do Radarsat-1, processo que deve ser iniciado em dois meses (logo após a emissão de um certificado de qualidade sobre o sistema do Inpe). Vale lembrar que o Inpe não poderá comercializar as imagens, que serão vendidas por uma empresa privada licenciada pelo operador do satélite.