A alemã BMW anunciou o desenvolvimento do primeiro sistema de monitoramento de veículos projetado especificamente para motocicletas. Exposto no mês passado em Munique, na Alemanha, o equipamento foi desenhado para o modelo K 1200 LT de motos BMW, e é completamente adaptado às condições de tráfego dos motociclistas.

O sistema é composto por um GPS e um pequeno monitor preto e branco de 82 por 55mm, que fica situado acima do tanque de gasolina, no campo de visão do piloto. Existem duas possibilidade de transmissão de informações geográficas ao motociclista: informações gráficas disponíveis na tela do pequeno monitor ou então disponibilizadas por áudio, através de um sistema de auto-falantes localizado no painel dianteiro da moto ou ainda dentro do próprio capacete do motorista.

Caso opte por orientações sonoras, o piloto da K 1200 LT receberá comandos detalhados de voz informando a melhor maneira de se chegar ao destino desejado. Se for inserido um CD com mapas digitais no microcomputador de bordo, o sistema chega ao nível de detalhamento de ruas, cruzamentos, restaurantes, hotéis ou praças.