O ministro da agricultura, Pratini de Moraes assinou nesta semana convênio com a Fundação Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, determinando que toda a atividade pesqueira das regiões Sul e Sudeste seja monitorada.

A medida vem para facilitar o trabalho da indústria pesqueira no país, possibilitando a geração de mapas das áreas de maior densidade de peixes e oferecendo um suporte extra à segurança das embarcações. O método utilizado para tanto será o de rastreamento via satélite e também recursos de sondas de profundidade instaladas nos barcos de pesca das regiões analisadas.

Vale lembrar que somente as regiões Sul e Sudeste detêm 70% da frota de cinco mil embarcações industriais do país, e são responsáveis por 70% de toda a quantidade de peixes captados em águas brasileiras. Além dos benefícios apontados, o monitoramento também permitirá que se identifique as espécies e quantidades de peixes apanhados pelas embarcações industriais, coibindo a pesca predatória.

O convênio entre Ministério da Agricultura e Fundação Universidade do Vale do Itajaí tem duração de 1 ano, e foi negociado a um custo de R$ 631 mil.