A Airbiquity Inc., empresa americana especializada em integrar soluções via voz com dados transmitidos sem o intermédio de fios, anunciou ontem um acessório para telefones sem fio que contém uma avançada solução de posicionamento por GPS.

O equipamento foi desenvolvido para ser anexado com facilidade em telefones sem fio da linha Nokia 5100, 6100 e 7100, e após acoplado ao telefone é capaz de transmitir coordenadas precisas de posicionamento por todas as vias digitais (CDMA, TDMA e GSM) ou analógicas (AMPS) de telecomunicação.

Ao contrário de produtos semelhantes anteriores, o GPS Accessory da Airbiquity não requer nenhum tipo de modificação no telefone para funcionar, tampouco necessita de implantação de software especial ou alteração na linha telefônica. A primeira série do produto começará a ser fabricada ainda neste mês, e o equipamento se destinará especialmente a facilitar transações de comércio eletrônico ou móvel via telefone.

O aparelho poderá enviar, por exemplo, as coordenadas da residência do consumidor diretamente à loja onde deseja adquirir produtos. A localização da casa do usuário só é fornecida mediante autorização do mesmo.