A Boeing lançou com sucesso no último final de semana o sexto satélite da constelação GPS de segunda geração, a GPS IIR. O satélite, denominado GPS IIR-6, juntou-se agora a outros 27 satélites de posicionamento global em órbita e vai melhorar a acurácia, cobertura e potência dos sinais GPS enviados do espaço.

A Lockheed Martin Space Systems, companhia fabricante do satélite, anunciou que tem contrato para construir outros 15 satélites de segunda geração GPS para a Força Aérea Americana.

Os satélites de posicionamento global de segunda geração são totalmente compatíveis com os originais, porém com maior autonomia na reprogramação de órbita e maior vida útil. Recém desenvolvidos, porém, os satélites GPS IIR já estão sofrendo modificações para melhorar seu desempenho. Dos 15 satélites GPS IIR hoje armazenados na Lockheed Martin, 12 receberão capacidade para operar com mais dois sinais militares e um segundo sinal civil, aprimorando a qualidade do sistema como um todo.

O contrato da Força Aérea Americana com a Lockheed prevê investimento de US$ 53 milhões no aprimoramento dos GPS IIR já existentes.