O aqüífero Guarani – principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul – após sete anos de pesquisa ganhou neste mês seu primeiro mapa hidrogeológico.

O mapa foi produzido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) de São Leopoldo (RS), sob coordenação do professor Heraldo Campos, especialista em hidrogeologia. O produto será agora destinado à gestão dos recursos naturais do aqüífero e utilizado no âmbito do programa internacional de preservação do Guarani, que será realizado com apoio do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (Global Environment Facility – GEF) a partir de 2001. Entre as informações disponíveis no mapa estão o fluxo e as características químicas das águas da região.

O aqüífero Guarani possui 50 mil Km3 de água doce armazenada, em uma área total de 1,2 milhões de Km2 da Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná. A reserva estende-se pelo Brasil (840 mil Km2), Paraguai (58,5 mil Km2), Uruguai (58,5 mil Km2) e Argentina (255 mil Km2). O mapa do Aqüífero Guarani foi financiado pelo CNPq e está sendo lançado pela Editora Unisinos, encartado na revista Acta Geológica Leopoldensia.