A gigante norte-americana Trimble anunciou ontem que completou a aquisição da Tripod Data Systems, uma das maiores fabricantes de GIS e softwares para levantamentos topográficos no mundo. Agora todas as unidades da Tripod irão operar como subsidiárias da Trimble, porém mantendo seus atuais escritórios em Oregon (EUA). Primeiramente noticiada pela infoGEO no final de setembro, a aquisição custou menos de 15 milhões de dólares a Trimble, que pagou através de ações ordinárias da própria empresa.

"A aquisição da Tripod e sua forte linha de softwares só irá reforçar a estratégia da Trimble de integrar posicionamento, comunicação sem fio e coleta de dados para criar soluções dinâmicas na área de GEO", afirma Steven W. Berglund, presidente da companhia, que antecipa o desejo da empresa de investir agressivamente nos mercados de levantamento, construção civil e GIS. A Tripod também se mostrou animada com a transação, afirmando que existe uma sinergia muito grande entre as empresas.

"Além disso, será um prazer integrar a empresa líder mundial na coleta de dados em campo para aplicações de Geoinformação", complementa David Scribner, presidente da Tripod.