A PM de Minas Gerais quer equipar seus policiais com celulares e suas viaturas com aparelhos de GPS. A idéia é fazer com que policiais que fazem a ronda a pé tenham mais acesso a dados, auxiliando-os nas tomadas de decisões. Apesar de ainda não saberem se o uso de celulares com acesso à Internet poderá ser adotado definitivamente, o sistema está sendo testado em Belo Horizonte.

"A utilização do serviço WAP é muito caro porque depende das tarifas impostas pela companhia telefônica", explica o Coronel Severo Augusto da Silva Neto, comandante de policiamento da capital. Já o segundo projeto da PM mineira, o de colocar o GPS (Global Positioning System, sistema global de posicionamento) nas viaturas, irá permitir a localização do veículo por sinais de rádio.

Além disso, todas as viaturas terão acesso aos mapas da cidade e a dados gerais de ocorrências. "Temos toda a cidade Georreferenciada. Quando o policial for enviado para uma determinada área, saberá todos os dados referentes a ela, como incidência criminal e crimes mais freqüentes", conclui. Isso também vai facilitar o gerenciamento da frota policial: a central saberá onde estão as unidades e poderá auxiliá-las quando for necessário.