A Space Imaging, empresa proprietária do satélite IKONOS, anunciou que vendeu mais de U$ 350 mil em produtos CARTERRA à NOAA e empresas que mapeam recifes de coral. As imagens estão sendo usadas para localizar, medir e monitorar ecossistemas dos recifes de coral em águas rasas norte-americanas, na orla do Caribe e Pacífico.

O interesse da NOAA por imagens do IKONOS deve-se pelo grande alcance de visibilidade em águas claras: até 30 metros de profundidade. O cientista físico da NOAA, Dr. Steve Rohmann, e colegas de outras universidades e organizações privadas, já têm quase completo o mapeamento dos recifes de coral no Caribe norte-americano. Agora estão fazendo o mesmo no noroeste havaiano.

Mais de 60% dos ecossistemas dos recifes de coral estão localizados no arquipélago do Havaí. Mesmo assim, apenas oito porcento foi meticulosamente mapeado. O projeto de Rohmann inclui o uso de imagens IKONOS multiespectrais e pancromáticas, respectivamente com resolução de quatro metros e um metro.

"Os sensores do IKONOS podem ser apontados para minimizarem o brilho do sol na superfície da água e maximize a penetração da luz do sol e a visibilidade das características do fundo", afirma Rohmann.