Os Estados Unidos lançaram um satélite com a função de "monitorar" o espaço. Batizado de MSX e orbitando a 900 quilômetros de altitude, o satélite possui um potente sistema óptico para localizar todo e qualquer pedaço de lixo espacial circulando na órbita da Terra.

Depois de identificados, eles passam a ser monitorados por uma rede de computadores para não atrapalhar futuros lançamentos de aparelhos e aeronaves em direção ao espaço. Calcula-se que atualmente existam 8.927 objetos rondando o planeta, sendo que 70% são restos de velhos foguetes usados em lançamentos de satélites e sondas.

Inicialmente o satélite foi usado pelo Pentágono para concretizar o projeto Guerra nas Estrelas, com o qual os EUA esperavam evitar o ataque dos mísseis intercontinentais por meio de uma rede de rastreadores galácticos. Como o perigo de ataques com mísseis foi reduzido com o fim da União Soviética, observou-se que o satélite seria mais útil no rastreamento de sucata e satélites desgarrados.

O satélite já mapeou a rota de 150 objetos dados como perdidos, entre eles cinqüenta satélites. Atualmente circulam em volta da Terra 90 sondas espaciais, 2.671 satélites e 6.096 peças de sucata.