Está sendo desenvolvido em Minas Gerais um novo sistema de segurança contra roubo de carros. É o Sistema Celular de Travamento (SCT) – um dispositivo que pode travar o carro logo após ele ser roubado.

O projeto é do engenheiro e pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia, Sérgio Ricardo de Jesus Oliveira, e do desenhista-projetista Carlos Henrique Bizza, que inicialmente tinham o objetivo de criar um sistema apenas para dificultar o roubo.

O mecanismo, porém, tem a capacidade de rastrear o veículo em qualquer ponto do Brasil. O SCT basicamente é constituído de um celular onde é acoplado um dispositivo que é acionado por uma senha através de uma ligação telefônica.

O aparelho funciona como um controle remoto que desliga o carro à distância e pode ser instalado em qualquer parte do automóvel. Mesmo que o aparelho seja descoberto, não há como intervir em sua operação. Este sistema é muito semelhante ao de transmissão de dados via-satélite para rastreamento de veículos de cargas, mas com custos operacionais inferiores.

O investimento para a criação e elaboração do protótipo do SCT ficou em R$ 500, o que leva um preço baixo ao consumidor final.