Apesar da Plataforma Suborbital (PSO) do Inpe ter desaparecido 48 segundos após ter sido lançada no último sábado, dia 9, os resultados parciais de lançamento mostram bom desempenho da PSO.

O coordenador do projeto, Paulo Milani, acredita que todas as fases previstas para o vôo, cuja execução estava programada pelo computador de bordo, tenham ocorrido com pleno êxito.

Os resultados positivos apontados pelo coordenador do projeto são os seguintes: qualificação de um sistema de telemetria, resultando na obtenção automática de dados de vôo em microcomputadores. Este sistema permitirá a substituição do atual sistema, com gravação de dados em fitas magnéticas.

O novo sistema poderá ser utilizado para a obtenção de dados de vôo de veículos lançadores e também das cargas úteis, oferecendo maior rapidez na interpretação de dados; o pleno funcionamento deste sistema permitiu verificar que o bloco girométrico e o acelerômetro da PSO, sensores utilizados para a estabilização da Plataforma, estavam ligados durante os 48 segundos de vôo; o funcionamento do receptor GPS, desenvolvido para ambientes de altas acelerações e rotações, como o gerado pelo veículo Sonda III.