Imagens pancromáticas do satélite IKONOS, com um metro de definição, estão sendo utilizadas para fazer o mapeamento de uma área de 1800km2 na região metropolitana de Jacarta, Indonésia. Embora já existam mapas de ruas de várias áreas em larga escala, eles estão segmentados, desatualizados e quase que somente disponíveis em papéis.

Por esta razão, a empresa Blom Nusantra, com sede na cidade, propôs a criação de novos mapas, mais compreensíveis e precisos, derivados das imagens IKONOS da Space Imaging. Ao todo são 42 técnicos divididos em dois turnos. Com início em meados de agosto e previsão de término para até o fim deste ano, o projeto está sendo bancado por dois clientes: Broadband Multimedia e JICA.

Aproximadamente 1/3 da área já foi coberta utilizando imagens recentemente fornecidas pela Space Imaging. Os 2/3 restantes de imagem IKONOS foram captadas com sucesso e entregues antes da digitalização do 1/3 inicial. Este é o primeiro projeto deste tipo na Ásia. Depois de pronto, a base de dados irá abastecer aplicações GIS que antes não podiam ser utilizadas.

Após a conclusão desse projeto, a Blom Nusantra pretende mapear outras grandes cidades da Indonésia e do sudeste da Ásia.